Pensando a Educação
[…] quanto mais as pessoas participarem do seu próprio processo de formação, maior será sua participação no processo de definir que tipo de produção produzir, e para que e por que, e maior será também sua participação no seu próprio desenvolvimento. Quanto mais as pessoas se tornarem elas mesmas, melhor será a democracia.
HORTON, M.; FREIRE, P. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003
BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que orienta o que deve ser ensinado nas escolas brasileiras em todas as etapas da educação básica. Ela busca garantir uma educação de qualidade e equitativa, promovendo a formação integral dos estudantes e conectando o aprendizado às demandas do mundo contemporâneo. A BNCC organiza os conteúdos em competências e habilidades, assegurando uma aprendizagem significativa e alinhada aos direitos de cidadania.
Currículo
O currículo é o conjunto de conhecimentos, competências e valores organizados para orientar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Ele traduz as diretrizes educacionais em práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes. Além de abordar conteúdos acadêmicos, o currículo também incorpora aspectos culturais e sociais, conectando a educação às realidades locais e globais.
Ensino Médio
O Ensino Médio é a etapa final da educação básica, voltada para a consolidação do conhecimento e a preparação dos jovens para a vida adulta, seja no mercado de trabalho ou no ensino superior. Com a reforma do Ensino Médio, os estudantes têm a oportunidade de escolher itinerários formativos, permitindo uma formação mais personalizada e alinhada aos seus interesses e projetos de vida.
Gestão
A gestão educacional é o conjunto de práticas e estratégias que visam organizar e liderar as instituições de ensino de forma eficiente e democrática. Ela envolve planejamento, liderança, acompanhamento de processos e tomada de decisões que impactam diretamente na qualidade da educação. Uma boa gestão promove ambientes de aprendizado mais eficazes, integrando professores, alunos e comunidade escolar em torno de objetivos comuns.